Avançar para o conteúdo principal

Desfragmentar o disco rígido pode diminuir a vida útil do equipamento ?



A desfragmentação organiza os arquivos de forma que o sistema saiba exatamente onde cada um está, aumentando e muito a velocidade de acesso. Mas será que efetuar esse processo com muita frequência pode acabar por desgastar o equipamento?
Se você estiver usando um HD normal, não. Na verdade, o processo pode ainda aumentar a vida útil do equipamento. Isso porque os HDs são discos que contém os arquivos fisicamente. Dessa forma, para carregá-los, as cabeças de leitura devem se dirigir até a posição do item e, com mais fragmentação, mais os leitores deverão se movimentar.
Um HD padrão tem um tempo de pesquisa de aproximadamente 16ms. Se um arquivo está fragmentado em 20 partes, as cabeças de leitura levarão em torno de 320ms para efetivamente carregar todas as partes do documento.

os novos equipamentos de armazenamento, os SSDs, esse processo não é aconselhável. Isso porque o SSD já possui um tempo de pesquisa e carregamento extremamente pequeno em relação aos HDs padrão (0,1ms). Consequentemente, o ganho com a desfragmentação seria mínimo. Quanto ao limite de gravação, um SSD tem uma expectativa de vida de aproximadamente 10 mil escritas. Ou seja, uma desfragmentação frequente, além de não trazer benefícios para esse tipo de equipamento, ainda irá diminuir a vida útil do disco.
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega